+55 21 992.226.227 | | DOAÇÕES

 

Reiki

O QUE É O REIKI?

Reiki é a possibilidade natural, ao seu alcance, de se tornar mais saudável. Pela transferência de Energia Vital, através do transmissor para um receptor, é alcançada a harmonia energética em todos os níveis do indivíduo. Dessa harmonização decorrem novos patamares de saúde e consciência.

O QUE É ENERGIA VITAL?

A Energia Vital é responsável pelo equilíbrio e pela manutenção da vida orgânica. Está presente em tudo que é biologicamente vivo; então, Reiki é transmitido para tudo que tem vida biológica, ou seja, apenas para pessoas, animais e plantas.
Existem outras formas de energização, para águas, pedras, cristais e ambientes, mas isto não é Reiki ou Energia Vital, e não faz parte do método tradicional.

O QUE É O SISTEMA USUI?

Trabalhamos comprometidos com a linha tradicional do Sistema Usui que nos chega através de uma linhagem espiritual de mestres, tendo como grão-mestres Mikao Usui, Chujiro Hayashi, Hawayo Takata e, atualmente, Phyllis Lei Furumoto.

Em sua origem é uma tradição oral, o que significa que Reiki não está contido em palavras escritas, mas sim naquilo que passa de mestre para aluno: sua relação com o aluno, na transmissão de energia, nas diferentes formas de ensinar, nas iniciações, e no contar histórias com suas metáforas. Desta forma nossos cursos não têm nenhum manual ou livro.
Nossa persistente recomendação ao aluno é uma dica da Grã-Mestra Hawayo Takata: PRÁTICA, PRÁTICA, PRÁTICA.
A iniciação é um momento sagrado e indescritível; é quando o aluno e o mestre vivem uma profunda experiência de comunhão com a energia Reiki.

O QUE É A INICIAÇÃO NÍVEL 1?

É uma primeira viagem através do Reiki, para dentro de si mesmo. Apesar de agir de forma global, há um toque especial no tratamento nos níveis físico e emocional. Aprendem-se os tratamentos através do toque das mãos no outro em si mesmo. É contada a história e ensinados os Preceitos do Reiki, segundo a tradição do Sistema Usui, e conhecida a linhagem do mestre João Carlos Melo. Durante o curso são feitas 4 iniciações. A 4º iniciação é aquela que “sela” o processo para sempre. Pelo Sistema, a carga horária mínima do curso deve ser de 12h. Nossos cursos tem uma carga horária de 23 horas letivas, chegando a 32 horas quando em retiro.
Para caminhar para o Reiki 2 o aluno deve sentir um “chamado”, e é sugerido um intervalo mínimo de seis meses a um ano de um curso para o outro.

O QUE É A INICIAÇÃO NÍVEL 2?

Com enfoque na Cura Mental e no Reiki à Distância, são apresentados três dos quatro símbolos, sendo privilegiada a Cura Mental por sua importância como sanadora de desarmonias psicológicas. A carga horária varia de 24 a 32 horas, quando em retiro. Reiki 1 é pré requisito para este nível, além de um intervalo mínimo de seis meses desde o Reiki 1, e algo em torno de cento e oitenta horas de prática.

SABER SOBRE AS PRÓXIMAS INICIAÇÕES

O QUE É NÍVEL DE MESTRE

Na prática do Sistema Usui o mestrado não é um nível de iniciação, pois em nada se parece com um curso. Tornar-se um mestre é mais do que “tornar-se”; é um despertar de algo adormecido, o que só pode ser conseguido, ao longo do tempo, através de um profundo mergulho do mestre iniciando em si próprio. É uma jornada junto ao mestre iniciador. Um profundo encontro de si mesmo através do Caminho do Coração.

QUAIS SÃO OS BENEFÍCIOS?

Os benefícios do Reiki variam de um indivíduo ao outro, incluindo relaxamento e alívio de sintomas do estresse, dor, fadiga, ansiedade e insônia, entre outros.

Podemos dizer que o Reiki:

  • Reduz e alivia consideravelmente o estresse provocando no organismo profunda sensação de paz, relaxamento, conforto e tranquilidade
  • Pode ser usado em crianças, bebês, adolescentes, adultos, idosos, animais de estimação e nas plantas
  • Limpa, clarifica e ordena nosso campo energético melhorando o fluxo e a distribuição de energia
  • Auxilia no tratamento do câncer, reduzindo os efeitos colaterais e nocivos da quimioterapia
  • Melhora a circulação sanguínea
  • Ajuda na recuperação rápida de lesões
  • Atua na desintoxicação de órgãos como rins, bexiga, intestinos e fígado
  • Ajuda o bom funcionamento do corpo humano como todo

Podemos utilizá-lo para uma infinidade de situações em nossas vidas e para as mais diversas necessidades e estes foram apenas alguns exemplos, pois a lista de benefícios que o Reiki proporciona na vida e na saúde das pessoas é vasta.

Porém, é importantíssimo frisar que o Reiki deve sempre atuar como uma prática complementar ao tratamento médico convencional, pois o Reiki ativa os processos de regeneração (além, claro, da desintoxicação celular), mas não o substitui.

Exatamente por isso o Reiki tem sido um grande aliado da Medicina e vem sendo promovido em grandes e importantes Hospitais da rede pública e particular do Brasil e no exterior.

A NOSSA LINHA

Hoje, com vários livros editados em português, um número crescente de mestres iniciados e diferentes linhas em torno de sua prática, tornou-se comum ouvir-se: “Qual linhagem de Reiki você segue?”.

Há diversas práticas sendo utilizadas. Muitas, mesmo somando um “quê” pessoal do praticante, ainda se mantêm muito próximas da essência do Reiki. Outras nem tanto, a ponto de ser difícil identificar-se onde está o Reiki naquela prática.

Em nossa instituição praticamos o Sistema Usui Shiki Ryoho, Reiki em sua origem, a chamada “linhagem Usui-Hayashi-Takata-Furumoto” ou Sistema Usui de Cura Natural.

Saiba mais sobre a nossa linha no site da Reiki Alliance, uma das principais instituições de Reiki no mundo.

UM POUCO DA HISTÓRIA

Esquecido por milênios, o Reiki foi redescoberto pelo teólogo japonês Dr. Mikao Usui, que dedicou sua vida às pesquisas e práticas de Reiki.

Reiki foi reencontrado no final do século dezenove em antigos textos budistas datados de aproximadamente 2.500 anos.

Dr. Mikao Usui lecionava em uma turma quando foi perguntado se acreditava em tudo na bíblia, e se sabia como eram feitas as curas milagrosas de Jesus. Como não tinha as respostas, à partir daquele dia iniciou a jornada que tomaria o resto de sua vida.

Estudou o cristianismo ocidental e filosofia, na Universidade de Chicago. Estudou hinduísmo, budismo e outras religiões. Descobriu que Buddha também curava.

Após anos de estudos e meditação, encontrou numa biblioteca budista em Kyoto – Japão, em sutras tibetanos, alguns símbolos e frases que poderiam ser a “fórmula” para estas curas. Porém, tudo estava desconexo e precisava ser juntado; todo o conhecimento que ele havia adquirido precisava ser “arrumado” para ser possível praticá-las.

Foi assim que Dr. Usui, através de uma Busca de Visão – em jejum, meditação e orações por 21 dias – encontrou intuitivamente as respostas que tanto buscava.

Dr. Usui peregrinou por vários anos levando aos necessitados, os impressionantes resultados daquele que batizou como Reiki.

Usui iniciou 18 mestres em Reiki, dos quais nomeou o Dr. Chujiro Hayashi como seu sucessor. Hayashi fundou uma clínica de Reiki em Tóquio e elegeu Hawayo Takata, uma aluna havaiana descendente de japoneses, como sua sucessora.

Takata foi a responsável pela vinda de Reiki para o ocidente. Ao deixar o corpo em 1980, Takata deixou 22 mestres iniciados, entre eles sua neta, Phyllis Lei Furumoto, atual grã-mestre, e Paul Mitchell, o líder da disciplina.

Desde então, o Reiki foi difundido pelo mundo por diversos mestres.